Enviar
 
Entrevistas
ENTREVISTA CEDIDA DRª SILVIA MARIA FRANCISCATO COZZOLINO - CONFIRA

   Titulação:


Entrevista:

APAN: Quais os motivos que a levaram a escolher a Nutrição como profissão?

Em geral, as pessoas se espelham em alguém, eu tive uma tia que era Educadora Sanitária, que teve grande influencia na minha escolha profissional, me levando, quando finalizei o cientifico, a procurar a FSP-USP, entretanto, justamente naquele ano, o Curso de Formação para Nutricionistas foi fechado para reformulação, o que me levou a fazer cursinho inicialmente para Biologia e posteriormente para Medicina. Nesse meio tempo o Curso de Nutrição foi reaberto e assim, esta sendo minha primeira opção, me inscrevi para o vestibular e tive a felicidade de cursar a primeira turma deste Curso, então de nível universitário. Formei-me em 1969.

APAN: Qual(is) sua(s) áreas(s) de atuação e quais as mudanças mais significativas que você pode perceber no decorrer dos anos?

Depois de formada, no inicio de 1970, prestei concurso para nutricionista do COSEAS na USP, tendo trabalhado por dois anos no Restaurante principal da USP. Em 1971, como meu sonho já era seguir estudando, e tendo conhecimento que na FCF-USP tinha iniciado um programa de Pós-graduação, procurei encontrar meios para realizar esse sonho. Na atualidade, tenho 45 anos de trabalho na USP, e 40 anos na área de docência. Meu mestrado foi obtido em 1975 e meu doutorado em 1982. Mudanças percebidas: Na área de Restaurantes, teria pouco a acrescentar como mudanças, pois já naquela época, eu e minha colega Carolina Tamashiro, já tínhamos incentivado nossos diretores para realizarmos tratamentos especiais para alunos com problemas gástricos, separando uma área para atender aos mesmos. Na área de ensino e pesquisa realmente vivenciamos grandes mudanças, pois quando iniciamos nossas atividades um artigo cientifico demorava no mínimo 6 meses para estar disponível, hoje e possível você obtê-lo antes que seja publicado, as verbas eram escassas para realizarmos uma pesquisa, com o tempo pudemos contar com mais verbas, equipamentos mais sofisticados e hoje pode-se realizar pesquisas par a passo com aquelas que estão sendo desenvolvidas fora do nosso pais.

APAN: Você se lembra de alguma passagem de sua história na Nutrição que conte um pouco da trajetória da profissão?

Foi pelo fato de ter participado da primeira turma de Campus Avançado da USP em Marabá, no sul do Para, que conheci o professor Sergio Miguel Zucas, na época diretor do Campus, e professor da FCF-USP. Foi então que perguntei a ele se teria algo que eu pudesse fazer na FCF, e justamente naquele ano, a FCF foi convidada a ministrar a disciplina de Bromatologia para os alunos da FSP, então ele me respondeu, vou ver com a profa Maria Aparecida Pourchet Campos se e possível pedir a sua transferência (Comissionada) para ajudar na ministração dessa disciplina. E foi assim que pude me transferir para a FCF.

APAN: Para você até onde a ciência da Nutrição pode chegar?

Muito longe, ainda estamos engatinhando, muito será descoberto na área de nutrigenomica e Nutrigenética, que nos fara avaliar toda a nutrição com outros olhos!

APAN: Qual o papel das entidades de classe no desenvolvimento do profissional e da ciência da nutrição?

Muito importantes, pois aproxima os profissionais, em todas as áreas de atuação. Quanto mais reconhecidos, mais seremos procurados e mais campos de atuação serão abertos.

APAN: A Nutrição é ainda uma profissão do futuro ou já é do presente?

já é do presente, e devemos aproveitar essa oportunidade.

APAN: Qual a sua mensagem para os estudantes de Nutrição?

Que estudem sempre, sejam competentes e principalmente que escolham a área de atuação por amor. Tudo o que se faz com amor se faz melhor, o trabalho deve ser um prazer, não uma obrigação, lute por seus objetivos.

APAN: Dra Silvia Cozzolino sabemos do importante papel que desempenhou e desempenha no desenvolvimento e evolução do curso de formação dos profissionais de Nutrição, na sua opinião o que mudou, de forma positiva e/ou negativa, na formação acadêmica do Nutricionista desde sua formação profissional até hoje?

Eu tive a felicidade de ter um excelente Curso de Graduação, com professores altamente capacitados, que me deram uma base forte para seguir meu caminho. Hoje, o que eu mais almejo, participando do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região, e que possamos nos unir, todas as entidades de classe, para influir nos programa dos Cursos de Graduação, oferecendo mais opções de áreas de atuação para o nutricionistas a luz dos avanços científicos dos últimos anos.

       
  Institucional Congressos Cursos Benefícios Notícias Produtos APAN  
  • A associação • Congressos APAN • Cursos APAN • Descontos para associados  
  • Membros APAN • Congressos Parceiros • Cursos Parceiros • Parceiros  
  • Sua História é nossa história • Cadastro  
  • História APAN 1954 a 2014 • Fotos  
• Linha do tempo APAN  
• Acervo de fotos  
  Av. Pacaembu, 746 - 10º Andar
Barra Funda - São Paulo - SP
CEP: 01234-000
Atendimento:
Das 13:00h às 18:00h
apanutri@apanutri.com.br
Telefones:
Tel.: (11) 3255.2187
 
Corpyright © 2013 - Associação Paulista de Nutrição. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por IZ3