Enviar
 
Entrevistas
ENTREVISTA CEDIDA DRª SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI - CONFIRA

   Titulação:


Entrevista:

Quais os motivos que a levaram a escolher a Nutrição como profissão?
A Nutrição como ciência sempre despertou minha curiosidade pela interface entre o homem e o alimento. Os desafios para conhecer a forma como o homem se alimentava e suas implicações na saúde e na doença em um país com tantos problemas sociais foram determinantes na minha escolha.

Qual(is) sua(s) áreas(s) de atuação e quais as mudanças mais significativas que você pode perceber no decorrer dos anos?
Iniciei minha atividade profissional na área de saúde pública.Trabalhei na Secretaria da Saúde do estado de SP por vários anos planejando, implantando e avaliando programas de nutrição para grupos de risco. A atuação em equipe multidisciplinar possibilitou maior visibilidade ao nutricionista.Após esse período passei para a docência e pesquisa na Universidade de São Paulo.No decorrer dos anos houve a transição nutricional com o agravamento dos problemas de saúde da população e as mudanças comportamentais e de estilo de vida.

Você se lembra de alguma passagem de sua história na Nutrição que conte um pouco da trajetória da profissão?
Os nutricionistas começaram a participar de programas de pós-graduação e atualmente temos doutores, mestres e especialistas que contribuem para elevar cada vez mais a Nutrição do Brasil a ser reconhecida nacional e internacionalmente como área do conhecimento de ponta.

Para você até onde a ciência da Nutrição pode chegar?
A ciência não tem limites. Onde houver um nutricionista cientista pensando, formulando hipóteses ,pesquisando e propondo haverá possibilidades de novas descobertas e aplicações práticas destas descobertas.Os nutricionistas que atuam nas diferentes áreas contribuem muito para o avanço da área de alimentação e nutrição.

Qual o papel das entidades de classe no desenvolvimento do profissional e da ciência da nutrição?
As entidades de classe tem um papel importante na formulação de políticas para o nutricionista e para o desenvolvimento da ciência da Nutrição e sua relação com a sociedade. Como ex presidente da APAN cumprimento os nutricionistas que trabalham em prol da categoria ( Associações, sindicatos, conselhos e entidades da sociedade civil), com muitas dificuldades, mas sempre com a esperança de que tudo pode ficar melhor. Se todos doassem parte de seu tempo para essas atividades, que dignificam a classe profissional ,teríamos melhores condições de trabalho e de dignidade.

A Nutrição é ainda uma profissão do futuro ou já é do presente?
O nutricionista ocupa um espaço importante como profissional da área da saúde, educação, gestor de programas e na área de tecnologia.

Qual a sua mensagem para os estudantes de Nutrição?
Os acadêmicos de Nutrição devem estar atentos aos avanços da ciência da Nutrição estudando e participando das entidades de classe. Estamos tendo uma experiência interessante com os alunos de Nutrição: CRN³ Jovem, discutindo problemas atuais no cenário acadêmico e da sociedade como estágios nas faculdades e sustentabilidade.

Dra Sonia Tucunduva Philippi sabemos do importante papel que desempenhou no desenvolvimento dos guias alimentares e da pirâmide alimentar brasileira. Fale-nos um pouco sobre isso.
Os trabalhos e artigos publicados desde 1999 sobre o tema permitem uma reflexão com as críticas e as propostas expressas aos nutricionistas que trabalham com a saúde da população .Os guias alimentares são excelentes oportunidades para levar informação de qualidade e próximas da prática e do hábitos alimentares para a população. Os guias alimentares podem ser excelente oportunidade para transformação e inclusão de práticas alimentares saudáveis, considerando as raízes culturais e a história alimentar da população.

       
  Institucional Congressos Cursos Benefícios Notícias Produtos APAN  
  • A associação • Congressos APAN • Cursos APAN • Descontos para associados  
  • Membros APAN • Congressos Parceiros • Cursos Parceiros • Parceiros  
  • Sua História é nossa história • Cadastro  
  • História APAN 1954 a 2014 • Fotos  
• Linha do tempo APAN  
• Acervo de fotos  
  Av. Pacaembu, 746 - 10º Andar
Barra Funda - São Paulo - SP
CEP: 01234-000
Atendimento:
Das 13:00h às 18:00h
apanutri@apanutri.com.br
Telefones:
Tel.: (11) 3255.2187
 
Corpyright © 2013 - Associação Paulista de Nutrição. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por IZ3