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SAUDABILIDADE DOS DOCES
Os doces de uma maneira geral; chocolates, confeitos, doces de frutas, gelatinas, balas, sorvetes compõe a mesa, o paladar e o alto consumo dos brasileiros, conforme demonstram pesquisas realizadas por órgãos e instituições Brasileira de Nutrição e Nutrologia. Os doces em geral que na sua composição contém açúcares (carboidrato simples-sacarose) fornecem energia ao organismo estimulando a produção de um hormônio a serotonina (neurotransmissor que regula o humor) resultando na sensação de prazer ao cérebro e sempre no querer mais. Alimentos saudáveis precisam ter um enfoque principal em resgatar hábitos alimentares regionais, estimulando o consumo de alimentos naturais com alto valor nutritivo.
O Guia Alimentar para a População Brasileira se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, o consumo de açúcares (na forma de doces, balas em geral, confeitos, chicletes, torrones, barras de cereais, sorvetes) não são saudáveis, pois proporcionam calorias vazias e engordam sem alimentar, pois, contêm em sua composição altas concentrações de açúcares e gorduras saturadas aumentam o risco de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas, o açúcar têm elevada quantidade de calorias por grama, ou melhor, de 5 a 10 vezes mais calorias do que a maioria das frutas, pois, o açúcar contido nas frutas e no próprio mel já é suficiente para o fornecimento de energia diária.
Entretanto o chocolate, principalmente o chocolate amargo é uma boa escolha para práticas de alimentação saudável, quanto mais cacau o chocolate possuir, mais saudável ele é, apresenta em sua composição substâncias antioxidantes como os flavonóis e flavonóides, substâncias encontradas naturalmente no cacau, frutas, vegetais, chás e vinho tinto que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição da pressão arterial - contribuem a manter dilatados os vasos sanguíneos permitindo a passagem de sangue. Outra substância presente no chocolate é o triptofano que estimula o cérebro a produzir mais serotonina. Cansaços, indisposição, irritação um pouco de chocolate não é apenas um mimo, mas atua sobre a química cerebral, levantando o humor e a autoestima.
Quanto ao consumo diário de chocolate (preferencial o amargo) de uma maneira geral deve ser moderado, ideal 50 gramas o que equivale a uma pequena barra de chocolate ou no máximo duas barras com 25 gramas cada ao longo do dia.
As tendências de Saudabilidade e bem-estar derivam de fatores como o envelhecimento da população, novas descobertas científicas que vinculam determinadas dietas às doenças, renda familiar e a vida nas grandes cidades, influenciando a busca de um estilo de vida mais saudável.
Hoje a maior preocupação das empresas alimentícias é acompanhar a tendência do mercado de alimentos que reúne o trinômio: saúde+sabor+ conveniência, a fim de reinventarem seu portfólio com o conceito de saudabilidade aos seus produtos; o diferencial esta na utilização dos ingredientes (tanto em qualidade, quanto quantidade), exemplos como a redução e a eliminação de sal, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans, porém, com mais tecnologia empregada ao processo produtivo, traz para o consumidor novo alternativas, focado no comer bem e fazer bem.

Fonte: Denise Cussioli Gonçalves, Nutricionista graduada pela UNG (Universidade de Guarulhos -1992) Especialização em Gastronomia pela (Anhembi Morumbi- 2007) e Especialização em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal-FECNAUP 2014)
       
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