Desenvolvimento de Produtos |
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Para um novo produto chegar as prateleiras dos supermercados da forma que vemos, é necessário muita pesquisa, estudo e dedicação.
A elaboração de um novo produto é movida pelo desejo ou necessidade da empresa de inovar , renovar algo que já existe, reciclar a imagem do negócio e alavancar as vendas.
Envolve diversas etapas sendo a inicial a pesquisa; tanto a pesquisa científica, pois, para o desenvolvimento de qualquer produto ou serviço é necessário um embasamento científico, quanto a pesquisa de mercado, visando ouvir o consumidor, analisar a concorrência e buscar tendências, bem como também identificar nos consumidores o que eles desejam e precisam e dessa forma criar motivação para a compra do novo produto ou serviço.
Após essa etapa inicial chega-se a parte do desenvolvimento do produto, processo esse que engloba desde a busca de ingredientes, a procura de equipamentos necessários a produção, definição das embalagens, testes experimentais e degustação.
Passado a fase do desenvolvimento do produto há a análise comercial, cálculo dos custos de produção, formação do preço de venda, teste de prateleira onde é definido o shelf-life do produto e rotulagem.
Chegando a parte final há o teste piloto do produto nos pontos de vendas, onde são feitas análises sensoriais juntamente ao consumidor, avaliação final do produto e lançamento.
O processo não termina com o lançamento do produto, são feitos ainda avaliação dos resultados das vendas, estratégia de marketing e correção de possíveis defeitos.
A atuação do profissional nutricionista é fundamental em todas as etapas e processos de elaboração de um novo produto, sendo muitas vezes, um diferencial da empresa.
Texto de Ana Clara Candelaria Cucick baseado em palestra de Márcia Melo pelo Grupo GENMARK.
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